Logo Real Assessoria
Ícone Telefone (014) 3283 - 3609
Ícone Celular (014) 99101-6015 ADALTO DA SILVA
Ícone Telefone (014) 997114122

Treinamentos

Colhedeira de Cana

 O que se via nos canaviais espalhados pelo Brasil há pouco mais de cinco anos era uma realidade totalmente diferente dos dias atuais. Com as inovações tecnológicas, os investimentos para ganho de produtividade, além das leis que buscam garantir a segurança dos colaboradores e a preservação ambiental – como redução e fim das queimadas -, a figura do cortador de cana-de-açúcar deu espaço para máquinas e implementos agrícolas, implantando cenário de mecanização no campo.

A partir de 2014, na maior parte dos canaviais paulistas, por exemplo, a mecanização terá de atingir 100% da colheita, como prevê a lei 11.241/02 e o Protocolo Agroambiental assinado em 2007. O fogo só poderá ser usado até 2017 em áreas onde a topografia não permite a colheita mecanizada. Segundo dados da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema), a área de cana-de-açúcar mecanizada no Estado de São Paulo atingiu 72,6% na safra 2012/13. A utilização de máquinas para evitar a queima na hora da colheita ficou em 85% nas usinas.

Com essa mudança de panorama, criou-se um novo perfil de mão de obra no setor sucroenergético, que agora precisa ser capacitada, exigindo que o profissional ‘recicle’ seus conhecimentos e invista na qualificação. A mecanização veio acompanhada dessa necessidade de especialização dos trabalhadores para a ocupação de novas funções, que até o momento se mostrava totalmente distante da realidade da maioria.

É imprescindível que o novo profissional tenha habilidade de operação, desde a simples ação de dirigir até o controle de computadores de bordo de máquinas de última geração. Além da questão econômica, já que o colaborador utilizará equipamentos que valem milhões de reais, a capacitação garante segurança na operação de equipamentos de grande porte torna-se mais fácil e leve à medida que os trabalhadores se qualificam.

Skype: diniz2008fb@hotmail.com